terça-feira, 5 de julho de 2011

Recrutamento e Seleção: qual a diferença?

 


Atualmente, nós da área nos esbarramos com essas duas palavrinhas que fazem parte dos subsistemas dos Recursos Humanos de uma Organização. Quando falamos em Recrutamento e Seleção de pessoal é interessante atentarmos para o fato de serem duas etapas distintas e que possuem suas especificidades. Mesmo para quem não é da área, é interessante ter essa compreensão do funcionamento dessa dinâmica Organizacional para atrair e selecionar talentos, afinal de contas, muitos de nós já passamos ou iremos passar pelo tão famoso "processo seletivo" de uma empresa.
                    
Quando surge uma vaga dentro de uma Organização, cabe aos responsáveis pelos Recursos Humanos discutirem o perfil dessa vaga com as chefias dos setores e darem uma olhada na Descrição de Cargos (que é um documento o qual contém todas as competências necessárias para um indivíduo assumir um cargo específico). A Descrição de cargos é algo fundamental numa Organização, pois irá dá suporte para todo esse processo de Recrutamento e Seleção de pessoal, deixando mais claros os critérios do processo seletivo. Sabendo o quê é preciso para ocupar certo cargo na empresa que eu trabalho, vou poder me preparar para concorrer a essa vaga, no caso de processos seletivos internos e de promoções. A Descrição de cargos também é importante para que, quando estiver ocupando o cargo, o funcionário saiba o que exatamente a empresa espera que ele faça, e isso também evita futuros processos trabalhistas nos quais estão em jogo, por exemplo, acúmulo de funções.

Quando já se conhece o perfil desejado pela empresa, os responsáveis pelo RH começarão então uma busca por esses talentos. Essa busca pode ser feita através do banco de dados de currículos da própria empresa e através de anúncios em sites de emprego, jornais e empresas parceiras. Se tratando de um Processo Seletivo Interno, os requisitos para investidura no cargo podem ser feitos através da intranet ou de murais na própria empresa. 

Essa é a chamada etapa de Recrutamento, aonde os responsáveis do RH vão em busca de pessoas que se aproximem do perfil da vaga. A análise criteriosa do currículo é fundamental para se ter uma noção inicial das competências de uma pessoa. Triar currículos pode parecer tarefa simples, mas é importante que se atente para certos detalhes, evitando-se assim retrabalhos e a criação de falsas expectativas nos candidatos chamados. Se a vaga exigir um profissional com mais experiência no mercado, é necessário observar, por exemplo, o ano em que o candidato concluiu a graduação,se ele já teve alguma experiência profissional ou só estágios. Isso evita que esses candidatos percam seu tempo indo para entrevistas e sejam logo "eliminados" do processo por conta de uma falta de atenção e de cuidado de quem triou os currículos.

Depois de se ter os currículos triados, a empresa entra em contato com esses candidatos para verificar o interesse deles em participar do processo seletivo para certa vaga. Esse primeiro contato, geralmente através do telefone, já é bastante importante e o candidato já está sendo avaliado desde já. Agenda-se então uma entrevista inicial, que pode ser individual ou coletiva. Nesse momento inicia-se o processo de Seleção entre os candidatos que foram recrutados. 

Nas entrevistas, geralmente observa-se todo o comportamento (verbal e não verbal) dos candidatos. O objetivo básico das entrevistas é tentar mensurar as habilidades e competências daqueles candidatos, e para isso, além de perguntas acerca das experiências anteriores, sobre a formação profissional, alguns psicólogos utilizam-se de testes psicológicos a fim de avaliar fatores da personalidade e alguns processos básicos, como nível de atenção, inteligência, memória, etc.

Os processos seletivos podem variar muito de uma Organização para outra e de um cargo para outro. Cargos mais operacionais, muitas vezes exigem provas práticas e teóricas durante o processo. Para outros cargos é mais interessante utilizar-se de uma Dinâmica de Grupo para avaliar como aquela pessoa irá interagir em uma situação criada para aquele grupo. 

Ao final, os candidatos com o perfil mais próximo da vaga são enviados para realizar uma entrevista com a chefia do setor em questão, e essa chefia irá emitir opinião acerca de cada um deles e dizer o que mais se aproxima para tal cargo. 

Algo bastante interessante durante o processo, que na maioria das vezes não acontece, é a realização de visitas à Organização com os candidatos, para que eles possam conhecer a realidade da empresa e do cargo em questão, e também possam dizer se realmente querem ou não trabalhar ali. Afinal, é importante termos em mente que não é apenas a empresa que realiza um processo seletivo e escolhe seus funcionários; os candidatos têm que está atentos durante todo o processo e também avaliar a empresa que estão escolhendo para trabalhar.




Camila Leão
Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário