segunda-feira, 18 de julho de 2011

Falta de Motivação

Minha amiga-irmã e comadre, a Analista e Consultora Contábil Adriana Patrícia, me indicou esse texto interessante que trata da falta de Motivação na carreira. Vale a pena dá uma lida, é um texto enxuto, mas que trás à tona essa discussão sobre desmotivação. É bom ver que é um tema o qual vem sendo cada vez mais discutido aqui no Brasil. Esperamos que tais discussões tragam melhoras tanto na busca pelo autoconhecimento, quanto pela valorização do colaborador dentro da Organização.


Obrigada Adri!


 Camila Leão





Falta de motivação na maioria das vezes é sinônimo de necessidade de mudança


Por Melina Maciel

Toca o relógio, são sete horas da manhã. Ao invés de levantar com todo pique para começar mais um dia de trabalho, você acorda e começa a pensar que terá que encarar mais uma vez o seu chefe, aqueles mesmos colegas e fazer coisas que detesta, já contando as horas para o dia passar. Apesar de comum, se essa for uma situação constante é melhor começar a repensar a sua vida profissional.

A falta de motivação leva muitos profissionais a repensarem a sua carreira profissional, mudar de emprego com certa frequência é um fato na atualidade. Entretanto, é preciso se perguntar se esse é o momento certo para deixar um emprego e se dedicar a outro ou iniciar um novo projeto. Ou então, você pode encarar o trabalho e tentar uma mudança de dentro para fora, já que isso pode apenas ser um momento de tensão na sua vida.

De acordo com a consultora Patrícia Argôlo, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Bahia, antes de partir para uma solução mais extrema, como pedir demissão ou criar conflitos internos, o profissional deve melhorar sua produtividade, reduzindo o absentismo e aumentando a sua satisfação e compromisso no trabalho, identificar também os motivos que o levaram a tal ponto e as possibilidades de reverter essa situação. "Algumas vezes esse profissional está passando por um momento de tensão ou está se sentindo desvalorizado na empresa" Trabalhadores precisam sentir, não só que a sua contribuição é importante dentro do trabalho da empresa, mas que esta importância é reconhecida. Mostrar-se superior a tudo isso e tentar mudar é  uma das opções", aconselha ela.

Indicadores do mercado de trabalho revelam que muitas empresas preocupadas com a qualidade de vida dos seus funcionários, buscam criar fatores que os motivem, trazendo reconhecimento profissional, satisfação e treinamentos contínuos. Mas a principal dica é: se a organização em que você trabalha não é assim, busque motivações internas que tragam novamente o gosto pelo seu trabalho, crie novas tarefas que lhe dêem prazer, troque experiências com outros profissionais, criando estímulos que tragam bem estar. A partir daí a motivação externa pode se tornar uma consequência dos fatores internos.

Especialistas do setor de recursos humanos e gestão de pessoas sugerem que a mudança não precisa ser feita apenas com a troca de empresa, mas deve começar dentro de si e acreditando no seu potencial como profissional. "Mas uma coisa é certa: se você se sente infeliz e não vê mais perspectivas de desenvolvimento profissional já está na hora de partir para novos desafios e oportunidades. Procure uma empresa que se enquadre no seu perfil e atenda aos seus objetivos profissionais", indica a consultora. 


Fonte: http://ibahia.com/detalhe/noticia/coluna-abrh-ba-falta-de-motivacao-na-maioria-das-vezes-e-sinonimo-de-necessidade-de-mudanca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário