quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entrevista de Emprego




A entrevista de emprego é um dos primeiros contatos que a Organização terá com os candidatos. Por isso, é importante se está atento para muitos detalhes. Para os candidatos a alguma vaga, é interessante tomar certos cuidados para não causar uma impressão ruim e equivocada nos entrevistadores. 

A aparência da pessoa ainda é um fator que conta bastante na hora do processo de seleção. Os trajes mais despojados geralmente não são vistos com "bons olhos" no momento das entrevistas, assim como descuidos com a higiene pessoal, como barba por fazer e unhas sujas. O cuidado com a roupa é especialmente importante, pois demonstra discernimento do candidato para vestir-se adequadamente de acordo com a situação, em especial num ambiente de trabalho. Decotes e roupas curtas são erros bastantes freqüentes em candidatas mulheres, bem como o excesso de maquiagem e perfumes. Não é preciso vestir-se como se fosse para um evento social ou uma grande festa, o exagero não é uma boa pedida, mas sim, a simplicidade e a coerência com o cargo pretendido.

É importante também está atento para o modo de falar e se expressar durante a entrevista. Evitar gírias é fundamental, pois essa é a primeira impressão que o entrevistador terá acerca do candidato. Frases prontas, respostas prontas também não causam uma boa impressão por não demonstrar espontaneidade e dificultar que o entrevistador possa ter uma noção das reais competências daquela pessoa. O tom de voz, tanto o muito elevado quanto o muito baixo, podem denotar falta de controle, agressividade ou baixa energia, por isso é importante que as pessoas, por mais extrovertidas ou tímidas que sejam, tentem exercitar um tom mais mediano e firme, que transmita segurança.


Outros detalhes, como a utilização do celular e outros aparelhos durante a entrevista, além de serem deselegantes, podem ser fatores distratores e afetarem o nível de atenção dos candidatos, que aliados ao nervosismo do momento, podem prejudicar sua capacidade de expressão. É natural que os candidatos estejam nervosos, afinal estão sendo avaliados; os entrevistadores geralmente entendem o nervosismo e tentam deixar os candidatos mais relaxados possível.

Ao ir para uma entrevista de emprego, é interessante que o candidato esteja munido com o seu currículo atualizado impresso, mesmo que tenha enviado um currículo virtual para a empresa. Um bom currículo é aquele que trás as informações resumidas e claras. Em resumo, o essencial para se colocar no currículo é o nome, endereço, contato (email e telefones), área de formação, local onde concluiu (escola, universidade), data de conclusão ou provável conclusão, cursos e palestras (coloca-se só os cursos que possam ser úteis para a vaga em questão) com as respectivas datas, habilidades (idiomas,programas específicos), experiências profissionais ou de estágio (colocar um breve resumo das atividades exercidas e as datas de entrada e saída). Não esquecer de deixar claro no início do currículo o objetivo profissional.

E antes de sair de casa em direção à tão esperada entrevista de emprego, é essencial refletir um pouco sobre algumas possíveis qualidades e defeitos seu, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O entrevistador quer conhecer um pouco mais sobre você, e para isso é preciso que você tenha a capacidade de saber falar sobre você próprio. Sem mentiras, exageros ou frases feitas, procure ser sincero, pois é fácil descobrir quando um candidato só quer falar coisas que o entrevistador quer ouvir. É interessante também procurar saber sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Conhecer um pouco da história, o ramo de atuação, demonstra interesse por parte do candidato.

Toda a postura do candidato durante a entrevista é uma forma de expressão que reflete muito fatores da personalidade dele. A comunicação verbal e não verbal durante o processo seletivo pode deixar transparecer itens positivos ou negativos acerca das habilidades e competências de uma pessoa. Por isso, fiquemos atentos.





Camila Leão
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário