terça-feira, 24 de junho de 2014

Gerenciamento de Imagem



Gerenciamento de Imagem é um conceito que utilizamos bastante na nossa prática profissional e que tem estreita relação com o gerenciamento das impressões que os outros possuem de nós. Assim, entra em cena a nossa percepção de como seria adequado se comportar sob determinadas circunstâncias, se tal ação seria aceita ou discriminada pelo meio em que estamos inseridos.

O automonitoramento e o lócus de controle podem ter grande influência no processo de gerenciamento de impressão. Mas o que vem a ser isso? O automonitoramento se refere à capacidade do indivíduo em perceber no ambiente informações ou dicas de como ele está sendo avaliado pelos outros. Com esse monitoramento, ele poderá mudar sua estratégia de comportamento para ganhar maior aprovação. Já o lócus de controle, tende a influenciar o indivíduo na sua motivação de gerenciar sua imagem. O lócus de controle vai indicar a crença que o indivíduo possui a respeito do quanto ele tem o controle sob algum evento ou resultado no seu meio. Se ele acreditar que ele detém o controle sob os resultados, ou seja, que o lócus de controle é interno, ele tende a lançar mão de estratégias de gerenciamento de impressão com maior intensidade.

flexibilidade cognitiva, que também abarca a habilidade de entender que uma estratégia não está dando certo e saber mudá-la no momento oportuno, deve ser trabalhada para quem pretende desenvolver sua capacidade de gerenciamento de imagem.

Claro que o bom senso e o tato para agir e lidar com as pessoas são responsáveis por grande parte das empreitadas de sucesso no âmbito organizacional. A verdade é que gerenciamos nossa imagem a todo o momento, em diversos contextos (familiar, de trabalho, nos nossos relacionamentos amorosos, de amizade, etc) a fim de emitirmos reações que nos sejam reforçadoras. Assim, tendemos a ficar atentos às regras explícitas e implícitas do nosso meio, aos sinais de aprovação ou reprovação das pessoas com as quais nos relacionamos, aos indícios de interesse ou desinteresse.

O gerenciamento de imagem é então algo bastante adaptativo, mas é preciso estar atentos para os excessos. É bem verdade que líderes e pessoas que exercem influência sob outras, como treinadores, professores, devem desenvolver em certa medida essa habilidade de saber gerenciar sua imagem em prol de resultados positivos. É preciso que se realize uma autoanálise profunda entre o que você realmente deseja e o que você acha que seria adequado socialmente desejar, para que se encontre um equilíbrio e não haja dissonâncias, pois em algum momento mais adiante, isso pode acabar como um problema de identidade.



Por Camila Leão Veloso - Psicóloga, Coach e Mestranda em Psicologia das Organizações.

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