sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Teste de Orientação Profissional

Estou postando esse teste utilizado na Orientação Profissional para que os seguidores do Blog possam fazer e refletir um pouco sobre seus  valores, e então a partir daí, fazer uma correlação com a sua atual ou futura escolha profissional.

Camila Leão
Psicóloga Organizacional

Leia atentamente cada pergunta e assinale apenas uma alternativa para cada questão. Se ficar em dúvida, escolha a que mais se aproxima do seu jeito de ser.
1) Quando imagino minha vida daqui a dez anos, me vejo como um profissional:
a) Realizado, fazendo as coisas que gosto.
b) Reconhecido e valorizado no mercado.
c) Sério, dando continuidade ao trabalho dos meus pais.
d) Muito bem sucedido financeiramente.
e) Atuante em minha comunidade.
2) Os profissionais que mais admiro são aqueles que:
a) Sentem-se felizes e plenamente satisfeitos com seu trabalho.
b) São considerados os melhores na sua profissão.
c) Têm sucesso seguindo a tradição profissional da família.
d) Fazem sucesso e ficam ricos com seu trabalho.
e) São excelentes e sempre desenvolvem trabalhos voluntários.
3) As minhas férias ideais são:
a) Fazendo tudo que gosto e que nunca tenho tempo para curtir.
b) Esquiando nas montanhas nos lugares mais badalados.
c) Viajando para praia ou o campo com os amigos do colégio.
d) Não importa o lugar, desde que num hotel 5 estrelas e com todas as mordomias.
e) Passando o tempo em uma cidade do interior envolvido em um projeto comunitário.
4) Quando sou apresentado a alguém, geralmente falo sobre:
a) Os meus interesses e hobbies.
b) Pessoas famosas e importantes que conheço.
c) As histórias engraçadas da minha infância, minha família e amigos comum.
c) Carros, viagens e os lugares da moda que gosto de freqüentar.
e) Os problemas que acontecem na política e as desigualdades sociais.
5) Quando os outros se referem a mim, gosto de ser lembrado por:
a) Meu jeito de ser.
b) Minha popularidade.
c) Meu sobrenome.
d) Coisas que conquisto.
e) Sempre ajudar aos outros.
6) Aproveito as minhas horas de lazer para:
a) Ir ao cinema, mexer no computador ou ler um livro.
b) Ir aos lugares da moda ou me informar sobre o que está acontecendo de interessante pela cidade.
c) Ficar em casa conversando com meus amigos ou assistindo a um vídeo.
d) Fazer compras ou passear no shopping.
e) Ficar ligado nas notícias atuais.
7) Quando conheço alguém do sexo oposto, procuro saber:
a) Seus hábitos e interesses.
b) Quem são seus amigos e os lugares que freqüenta.
c) Sobre sua família e seus melhores amigos.
d) Onde mora e em que colégio estuda.
e) Em qual partido votou nas últimas eleições.
8) Nas minhas relações pessoais procuro estar sempre cercado por:
a) Quem gosta de coisas que eu gosto.
b) Gente interessante que tem sempre novidades para contar.
c) Pessoas próximas, em quem confio.
d) Gente que gosta de viver bem.
e) Pessoas que atuam na sociedade de forma ética.
9) Quando me refiro à minha família, geralmente falo sobre:
a) O lado interessante da profissão dos meus pais.
b) O sucesso que alcançaram e o prestígio que eles têm.
c) As coisas que fazemos juntos.
d) As suas conquistas pessoais e econômicas.
e) A sua origem social e orgulho que sinto em relação a ela.
10) O que mais me atrai no jeito do(a) meu(minha) namorado(a) é:
a) A maneira como ele (ela) curte tudo o que faz.
b) A vida agitada e cheia de acontecimentos que ele (ela) tem.
c) O contato com seus amigos e família.
d) A maneira como ele (ela) aproveita a vida, com viagens, festas, roupas da moda.
e) A forma de agir dele(a), sempre preocupado(a) com os outros.
11) Quando vou dar um presente para um amigo procuro:
a) Escolher algo que eu goste e ele também.
b) Escolher um objeto que o faça se sentir especial e diferente dos demais.
c) Pensar em alguma coisa que ele possa aproveitar junto com seus amigos.
d) Escolher algo de qualidade como uma roupa de grife ou um CD importado.
e) Algo que ele realmente goste e valorize.
12) O paraíso para mim é um lugar onde posso:
a) Fazer todas as coisas que gosto e do jeito que eu quero.
b) Encontrar muitas pessoas interessantes e famosas.
c) Curtir as pessoas de quem eu mais gosto.
d) Aproveitar todas as coisas boas da vida.
e) Confiar nas pessoas, e onde não existam diferenças sociais.
13) O professor que mais me influenciou até hoje foi o que:
a) Me ajudou a descobrir novos interesses e talentos.
b) Me reconheceu como um dos melhores.
c) Me ajudou a melhorar minhas relações interpessoais.
d) Me apresentou um novo e promissor campo de trabalho.
e) Me ensinou a pensar criticamente.
14) Se eu fosse trabalhar nas férias, escolheria uma atividade que:
a) Me permitisse fazer coisas que mais gosto.
b) Me colocasse em contato com pessoas bem-sucedidas.
c) Pudesse ser feita em equipe.
d) Fosse bem remunerada.
e) Fosse voluntária e com a qual eu pudesse ajudar o maior número de pessoas.
15) O grande sonho da minha vida é:
a) Poder desenvolver plenamente meus talentos e habilidades.
b) Ser reconhecido como o melhor naquilo que faço.
c) Ser querido e respeitado pelos que me cercam.
d) Viver cercado de muito conforto, sem nenhuma preocupação financeira.
e) Viver em uma sociedade igualitária.
16) A pior coisa para mim é:
a) Ser obrigado a fazer coisas que não têm nada a ver comigo.
b) Não ser reconhecido por minhas realizações.
c) Ficar longe dos meus amigos e familiares.
d) Não poder fazer as coisas que gosto por falta de grana.
e) Fazer coisas que vão contra meus valores.
17) Gosto principalmente de esportes que:
a) Permitem que eu me descontraia e aproveite os amigos.
b) Possibilitam ao atleta se destacar e ficar famoso.
c) Eu possa jogar com meus amigos da escola.
d) Possibilitam sucesso financeiro e poder.
e) Envolvam trabalho em grupo e equipe.
18) Revistas e livros são antes de mais nada:
a) Fontes de informação e de conhecimentos sobre os assuntos que me interessam.
b) Um meio de ficar por dentro das novidades e saber sobre a vida das pessoas.
c) Uma forma de me atualizar para poder conversar com os amigos.
d) Fontes de informações que podem me ajudar a alcançar meus objetivos.
e) Referências para que eu seja um cidadão consciente.
19) Meus amigos sempre me procuram quando:
a) Precisam de uma opinião sobre assuntos pelos quais me interesso.
b) Querem saber sobre o que está na moda .
c) Querem contar algo que aconteceu com eles.
d) Precisam de uma orientação sobre a compra de alguma coisa.
e) Estão em dificuldades e precisam de ajuda.
 
Pontos acumulados:
Alternativa "a":
Alternativa "b":
Alternativa "c":
Alternativa "d":
Alternativa "e":


Gabarito
Tipo A – Em busca do prazer
Você faz suas escolhas baseado principalmente na busca da satisfação e realização pessoal. Ao se decidir por uma profissão, considere se ela irá de fato lhe proporcionar a realização que tanto valoriza. Se você levar em conta seus gostos e interesses irá, com certeza, ter sucesso e ser feliz.
Dica
Converse com pessoas que têm as profissões pelas quais se interessa e observe o que elas fazem no dia-a-dia. Lembre-se que irá passar boa parte da vida nessas atividades e que, para você, estar em sintonia com os desejos é essencial.
Tipo B –Em busca da fama e do reconhecimento
Para você, o mais importante é ser reconhecido e valorizado pelos outros. Ao escolher uma profissão, leve em conta as oportunidades que ela lhe oferece para se projetar socialmente. Ser considerado o melhor naquilo que faz e ficar famoso são atributos muito importantes para você e devem participar da sua decisão.
Dica
Dê atenção especial às profissões que oferecem oportunidades para se destacar ou esteja em alta. Converse com pessoas que você admira por essas características e veja o que elas fizeram para alcançar sucesso.
Tipo C - Em busca do afeto
Você faz suas escolhas baseado principalmente nas suas relações interpessoais e familiares. Fazer o que sua família valoriza e ser aceito e respeitado pelos amigos é essencial para o seu bem-estar. Ao optar por uma profissão, verifique se ela está de acordo com os valores da sua família e amigos.
Dica
Fique atento às oportunidades que a profissão de seus familiares lhe oferece. Outra alternativa é uma atividade profissional que lhe permita se associar a amigos ou parentes.
Tipo D – Em busca da grana
Você faz suas escolhas pensando nas recompensas financeiras e materiais. Poder comprar o que quiser e usufruir de todo o conforto são suas principais ambições. Portanto, ao decidir por uma profissão esteja seguro sobre as possibilidades de remuneração que ela oferece.
Dica
Investigue quais profissões remuneram melhor ou permitem grandes ganhos financeiros a curto prazo. Procure conversar com pessoas bem-sucedidas financeiramente e tente descobrir os negócios e oportunidades do momento.
Tipo E – Em busca do social
Suas escolhas são sempre baseadas em valores éticos e morais, levando em conta os interesses da comunidade em que você vive e, de maneira mais ampla, da sociedade, acima mesmo de seus interesses pessoais.
Dica
Investigue as profissões nas quais você possa desenvolver trabalhos dos mais diversos tipos junto à comunidade, auxiliando a população carente. Pense ainda na possibilidade de uma carreira tradicional, mas reservando um espaço para o trabalho voluntário. Outra opção que vem crescendo é o chamado Terceiro Setor, que recebe financiamento dos governos federal, estadual, municipal e também da iniciativa privada.


Fonte: Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário