terça-feira, 7 de junho de 2011

A Família dentro da Organização



Houve um tempo no qual se  acreditava que a Organização, o local de trabalho, era apenas o lugar onde se produzia, e fora dela, estavam os lugares que proporcionavam prazer, satisfação, bem-estar, aconchego, muitas vezes encontrados no lar, com a família. Em muitas empresas se trabalha durante anos com uma pessoa, e, de repente, quando a encontra em um shopping, você descobre que seu colega de trabalho é casado e tem 5 filhos! Não fosse esse encontro ao acaso, nunca ficaria sabendo. Ou então só se sabe que seu colega de trabalho tem filho por conta de uma ausência justificada pela doença desse filho. Mas por quê isso acontece tanto?
Essa dissociação da família com o trabalho foi motivada durante muito tempo, principalmente pelas idéias de que a família seria um fator distrator o qual poderia afetar drasticamente a produção dos empregados e de que os assuntos referentes a ela deveriam está restritos ao horário de almoço.
Atualmente, sabe-se que a família pode ser um elemento chave no que diz respeito à motivação dos profissionais. Aproximar a família do ambiente organizacional faz bem a todos dessa tríade: empresa, colaborador e família.
Conhecer o seu ambiente de trabalho faz a sua família entender a sua realidade, conhecer um outro lado seu. É importante que a família saiba e entenda quais são as suas condições de trabalho, quais são as pessoas que você se relaciona durante o dia, como funciona a empresa em que você trabalha, onde fica a sua mesa, seu computador, quais máquinas você opera, etc. Desse modo a família irá entender e valorizar muito mais o seu trabalho. E a percepção de valorização é um forte fator motivador.
Assim, a família poderá motivar esse empregado a aprender mais sobre determinado assunto, a realizar cursos, a buscar conhecimento, e tudo isso irá agregar valor à Organização.
Por isso é importante que a Organização, mais especificamente o setor de Recursos Humanos se preocupe em realizar essas práticas de aproximação, realizando, por exemplo, encontros semestrais para apresentar as famílias às empresas, festas de integração, valorização das datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mãe, Dia das crianças.
Aproximar família e empresa não significa levar trabalho para casa, discutir problemas da empresa durante o café da manhã ou discutir problemas familiares numa reunião de negócios. Todos nós assumimos vários papéis durante o dia-a-dia: somos pais, amigos, patrões, empregados, alunos, filhos, clientes... É importante que possa haver por parte da empresa o reconhecimento de que seu funcionário é um ser multideterminado, afinal, isso beneficiará a todos.




Camila Leão
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário